"Ide, portanto, e fazei discípulos..." (Mateus 28:19)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Obreiro Aprovado - Parte 3



É notável que essas passagens não falem nada sobre escolaridade, cursos superiores, cursos de teologia, diplomas, certificados de seminários, Certidão negativa de Serasa, Cadim, cartório, etc, (não podemos deixar de observar esses critérios, muito embora a bíblia não fale especificamente sobre eles, mas sempre analisarmos cada caso individualmente, e o fato de um homem ter o nome negativado, dependendo do motivo não creio que poderá ser algo que o impeça de ir ao ministério, I Samuel 22-2  E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens). Muitas igrejas têm colocado tais coisas como seus próprios requerimentos em muitas vezes estatutos se sobrepõe a bíblia, deixando de lado as exigências de Deus. Antes que surja a pergunta: “E se”? Citando alguma característica do aspirante a obreiro, de algo que ele fez ou praticou antes de ser crente? Neste caso entendemos pela própria bíblia o seguinte: II Coríntios 5-17- Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Atos 17-30- Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Enfim temos diversos versículos bíblicos que dão ênfase a não nos apoiarmos na conduta de alguém antes de ser crente, o que de fato conta é como ele vive agora.


 Vamos entender bem o que Deus revelou sobre liderança na igreja. Mas, não é o bastante ouvir a palavra. Temos que praticá-la Tiago 1- 22-  E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23- Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24- porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25- Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Entendemos que de fato a Seara continua grande e poucos os obreiros e muitas vezes na presa ou urgência ou até mesmo como uma forma de apaziguar ânimos são consagrados obreiros que não tem tais qualificações citadas por Paulo, é certo isso? Talvez no anseio de agradar aos homens será que estamos agradando a Deus?  Mateus 15-9- Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Podemos notar que os presbíteros, não eram somente títulos dados a homens, mas sim eram pessoas que estavam a frente de alguma obra e igreja: Tito 1- 5- "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi; I Timóteo 1-3- Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, No entanto vemos em algumas igrejas pastores/presbíteros/bispos que não pastoreiam e “dirigentes” homens que de fato desempenham a função pastoral, que a muito tempo não saíram do titulo de “auxiliar” I Timóteo 5- 17- Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Foi chamado por Deus, esta desempenhando as funções pastorais, tem as características que a bíblia pede de um obreiro, podemos entender então que deve ter o titulo. Hebreus 5-4-  Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. Romanos 13- 7- Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Igrejas que ainda não têm presbíteros devem encorajar todos os homens a se desenvolverem espiritualmente para serem qualificados, se possível, no futuro. I Timóteo 3-1- Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. I Timóteo 3-14- Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; 15- Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

Ao tomarmos a decisão de apresentar alguém ao santo ministério, possamos analisar se o referido obreiro se encaixa de fato no perfil bíblico de “obreiro aprovado”, sempre orando e pedindo de Deus a confirmação dEle, e depois pedindo a confirmação e reconhecimento dos homens, Gálatas 1-10- Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES || AVISOS LEGAIS ||
-----------------------------------------------------------------------------------

Expresse sua opinião nos comentários.

Mais saiba que não é bem vindo:
1- Comentários com propagandas (spam);
2- Comentários com palavrões ou ofensas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...